O último que recebi foi do amigo Grazziano S. Santos, que aprimorou algumas funções da planilha e disponibilizou um modelo mais didático para o controle de ações que pode ser acessado aqui.
Oi Aroldo, gostaria de agradecer por disponibilizar sua planilha. Estou fazendo a minha e usando a sua como referência. Ah, obrigado ao seu amigo também.
Eu quis aprimorar para que a maioria das informações da planilha fosse gerada automaticamente (basicamente o cadastro das informações se dá na Aba Op. Ações e Rendimentos). Vocês podem ficar livres para aprimorar ainda mais. Eu fiz questão de não usar nenhum código de programação adicional (somente as funções do próprio Google).
Vendo agora, que a única coisa que está ausente é o gráfico de evolução da carteira. Mas isto é o mínimo.... hahahaha.
Show. Estou procurando parceiros para meu Blog, gostaria que vc desse uma passada no meu blog e adicionasse ao blogroll. Já adicionei o seu aos meus blogs parceiros http://estoupobre.blogspot.com.br/
Oi Aroldo! fiquei muito lisonjada com sua visita ao meu blog! Eu já seguia você secretamente, inclusive sua planilha de ações serviu como base de muita coisa que tenho feito! Deixa eu te passar uma dica (talvez você já tenha descoberto isso, nesse caso ignore). Quando eu estava pesquisando sobre o google finance, pra puxar cotação histórica de um dia ele dá como resultado uma matriz, o que dificulta pra colocar valores em uma célulá só. Você falou em um comentário para usar uma planilha auxiliar, eu queria te dizer como eu fiz para resolver o problema: Uso a função ÍNDICE com referência à célula 2x2 da matriz de retorno. Por exemplo para calcular a variação dos ultimos 30 dias: =GOOGLEfinance(A2)/ÍNDICE(GoogleFinance(A2;"Close";HOJE()-30);2;2)-1 beleza? Falando no seu blog, já coloquei ele em um lugar de honra na lista, dá uma conferida depois: https://gatinhainvestidora.blogspot.com.br/2016/11/conheca-os-blogs-de-financas.html
Oi Gatinha, Muito obrigado e fiquei muito feliz por incluir este blog entre os Tops das das finanças. Reconheço que preciso aprender muito para chegar perto deles. Obrigado pela dica da função. Vejo que vc é fera em planilhas.
Aroldo, meu parabéns! A tempos estava procurando algo do tipo.... já vou atualizar minha planilha agora! Estou te adicionando ao meu blogroll, se puder me adicionar ai também eu agradeço.
Fernando, quando é colocada uma data de venda, igual à data de compra, a planilha já identifica que é uma operação Day Trade, e incide os cálculos de taxa e imposto a ser pago. Está foi a lógica que usei.
Mas vi em outras planilhas, que pode ser utilizado como "posição em vendido", etc (mas confesso que não entendi muito este termo e preferi não fazer nenhum teste de validação a mais do que o Day Trade).
Eu terei de estudar um pouco mais como funciona o alugue de ações para poder implementar algumas funções a mais na planilha (não coloquei nada por não entender a lógica de como é o processo do aluguel).
Qualquer dúvida a mais ou sugestão, é só me dizer.
Fala Aroldo! Criei no meu site uma nova página de monitoramento do tráfego da blogosfera. Depois dá uma conferida. http://abacusliquid.com/blogosfera/ranking-alexa/ Abraço! Uó
Olá Aroldo Batista, como vai? Estou procurando modelos de planilhas para ações e gostei bastante da sua. Parabéns!
Parece que não acessa aqui há algum tempo. Se puder, me confirma se a sua planilha ainda está atualizada para uso.
Li os comentário e suas orientações e, se entendi corretamente, no caso de haver várias compras do mesmo ativo, eu faço os lançamentos separadamente, e se vender parte das ações do mesmo ativo, faço novo lançamento separado com o sinal negativo (-) e o preço da venda, e todo o resultado será atualizado normalmente (lucro;prejuízo; saldo de ações, etc.) correto?
Grato
A propósito, quem quiser comentar fique à vontade para se manifestar também.
Alá Marco, Eu atualizo a planilha todo mês. O modo de atualizar a compra e venda é esse mesmo. Só atende para os custos, que no caso de muitos negócios o valor médio do ativo pode ficar distorcido. Bons investimentos.
Boa tarde Grazziano... Adorei sua planilha... Parabens. Uma duvida, vc n faz controle de aportes? Poderia tb ter um controle basico de patrimonio total...
Hummmm... boooa. Bem, no modelo atual, pode ser implementado facilmente, com poucas alterações. Você pode adicionar uma coluna a mais na planilha Carteira, para Outros... depois, só ajustar o valor dos aportes mensais somados aos Outros. E na coluna, valor em carteira, somar o constante das ações com Outros.
Futuramente tenho isso em mente para alterar a planilha e controlar Renda Fixa, etc. Se conseguir implementar isso, me diz, que posso tentar implementar as ideias da melhor forma, futuramente.
Opa Luana, tudo bem? Muito bom esse Dashboard. É possível sim fazer uma interface semelhante a esta. A maioria dos itens eu já trata na minha, mas não com essa dinâmica. O Google Sheets tem algumas limitações e creio que se eu fizer algo semelhante, a planilha vai ficar muuuuuuiiiito pesada. A ferramenta utilizada no link é o Power BI da Microsoft (que facilita bastante o trabalho). Estou desenvolvendo algo em paralelo ao Google Sheets. Me passa um e-mail (grazziano@gmail.com) que te incluirei em minha lista de e-mails, e quando tiver uma novidade acerca disso, você saberá em primeira mão.
Oi Aroldo, gostaria de agradecer por disponibilizar sua planilha. Estou fazendo a minha e usando a sua como referência. Ah, obrigado ao seu amigo também.
ResponderExcluirCaro André,
ExcluirEu que agradeço.
Bons investimentos!
Sua planilha é foda! Essa versão do Grazziano também ficou muito boa.
ResponderExcluirCaro Livio,
ExcluirObrigado pela visita e pelo elogio.
Bons investimentos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu quis aprimorar para que a maioria das informações da planilha fosse gerada automaticamente (basicamente o cadastro das informações se dá na Aba Op. Ações e Rendimentos). Vocês podem ficar livres para aprimorar ainda mais. Eu fiz questão de não usar nenhum código de programação adicional (somente as funções do próprio Google).
ResponderExcluirVendo agora, que a única coisa que está ausente é o gráfico de evolução da carteira. Mas isto é o mínimo.... hahahaha.
Bom proveito pessoal.
Obrigado Grazziano.
ExcluirGrande Abraço
Show. Estou procurando parceiros para meu Blog, gostaria que vc desse uma passada no meu blog e adicionasse ao blogroll. Já adicionei o seu aos meus blogs parceiros http://estoupobre.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOk, adicionado.
Excluirhttps://blogosferafinanceira.blogspot.com.br/
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Aroldo! fiquei muito lisonjada com sua visita ao meu blog! Eu já seguia você secretamente, inclusive sua planilha de ações serviu como base de muita coisa que tenho feito! Deixa eu te passar uma dica (talvez você já tenha descoberto isso, nesse caso ignore). Quando eu estava pesquisando sobre o google finance, pra puxar cotação histórica de um dia ele dá como resultado uma matriz, o que dificulta pra colocar valores em uma célulá só. Você falou em um comentário para usar uma planilha auxiliar, eu queria te dizer como eu fiz para resolver o problema: Uso a função ÍNDICE com referência à célula 2x2 da matriz de retorno. Por exemplo para calcular a variação dos ultimos 30 dias: =GOOGLEfinance(A2)/ÍNDICE(GoogleFinance(A2;"Close";HOJE()-30);2;2)-1 beleza? Falando no seu blog, já coloquei ele em um lugar de honra na lista, dá uma conferida depois: https://gatinhainvestidora.blogspot.com.br/2016/11/conheca-os-blogs-de-financas.html
ResponderExcluirOi Gatinha,
ExcluirMuito obrigado e fiquei muito feliz por incluir este blog entre os Tops das das finanças. Reconheço que preciso aprender muito para chegar perto deles.
Obrigado pela dica da função. Vejo que vc é fera em planilhas.
Aroldo, meu parabéns!
ResponderExcluirA tempos estava procurando algo do tipo....
já vou atualizar minha planilha agora!
Estou te adicionando ao meu blogroll, se puder me adicionar ai também eu agradeço.
Abraços e sucesso!
Olá Riquinho, também adicionei seu blog.
ExcluirObrigado.
Sucesso para você também.
Pessoal, qual a lógica da planilha para quando eu coloco data de venda? Eu não entendi o resultado, alguém pode me explicar?
ResponderExcluirObrigado.
Fernando, quando é colocada uma data de venda, igual à data de compra, a planilha já identifica que é uma operação Day Trade, e incide os cálculos de taxa e imposto a ser pago. Está foi a lógica que usei.
ExcluirMas vi em outras planilhas, que pode ser utilizado como "posição em vendido", etc (mas confesso que não entendi muito este termo e preferi não fazer nenhum teste de validação a mais do que o Day Trade).
Eu terei de estudar um pouco mais como funciona o alugue de ações para poder implementar algumas funções a mais na planilha (não coloquei nada por não entender a lógica de como é o processo do aluguel).
Qualquer dúvida a mais ou sugestão, é só me dizer.
Abraço,
Grazziano
Valeu Grazziano!
ExcluirFala Aroldo!
ResponderExcluirCriei no meu site uma nova página de monitoramento do tráfego da blogosfera. Depois dá uma conferida.
http://abacusliquid.com/blogosfera/ranking-alexa/
Abraço!
Uó
Oi Alexandre,
ExcluirMuito boa a iniciativa. Aliás, seu site é muito bom.
Parabéns!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Aroldo Batista, como vai? Estou procurando modelos de planilhas para ações e gostei bastante da sua. Parabéns!
ResponderExcluirParece que não acessa aqui há algum tempo. Se puder, me confirma se a sua planilha ainda está atualizada para uso.
Li os comentário e suas orientações e, se entendi corretamente, no caso de haver várias compras do mesmo ativo, eu faço os lançamentos separadamente, e se vender parte das ações do mesmo ativo, faço novo lançamento separado com o sinal negativo (-) e o preço da venda, e todo o resultado será atualizado normalmente (lucro;prejuízo; saldo de ações, etc.) correto?
Grato
A propósito, quem quiser comentar fique à vontade para se manifestar também.
Alá Marco,
ExcluirEu atualizo a planilha todo mês.
O modo de atualizar a compra e venda é esse mesmo.
Só atende para os custos, que no caso de muitos negócios o valor médio do ativo pode ficar distorcido.
Bons investimentos.
Boa tarde Grazziano...
ResponderExcluirAdorei sua planilha... Parabens.
Uma duvida, vc n faz controle de aportes?
Poderia tb ter um controle basico de patrimonio total...
No mais, valeu
Boa tarde Paul. Obrigado pelo feedback.
ResponderExcluirNa planilha Carteira, tem o valor dos aportes mensais e acompanhamento de evolução da carteira. Seria isso?
O que seria pra você o básico de patrimônio total?
Uma planilha para colocar os valores dos "outros investimentos" mensalmente.
ResponderExcluirE um grafico da evolucao patrimonial (outros + acoes)
Hummmm... boooa.
ResponderExcluirBem, no modelo atual, pode ser implementado facilmente, com poucas alterações. Você pode adicionar uma coluna a mais na planilha Carteira, para Outros... depois, só ajustar o valor dos aportes mensais somados aos Outros. E na coluna, valor em carteira, somar o constante das ações com Outros.
Futuramente tenho isso em mente para alterar a planilha e controlar Renda Fixa, etc. Se conseguir implementar isso, me diz, que posso tentar implementar as ideias da melhor forma, futuramente.
Abraço
Grazziano , vc consegue montar uma igual a essa
ResponderExcluirhttps://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYWJlNTUzYjgtYzdlMC00NGFmLTk1YzItMzRkNDNkMmM2YTQ4IiwidCI6IjgzZTZmMGQzLTVhYjMtNGQyOC04MTU4LWQwMjJjYTgyMjJjNCJ9
Opa Luana, tudo bem? Muito bom esse Dashboard. É possível sim fazer uma interface semelhante a esta. A maioria dos itens eu já trata na minha, mas não com essa dinâmica. O Google Sheets tem algumas limitações e creio que se eu fizer algo semelhante, a planilha vai ficar muuuuuuiiiito pesada. A ferramenta utilizada no link é o Power BI da Microsoft (que facilita bastante o trabalho). Estou desenvolvendo algo em paralelo ao Google Sheets. Me passa um e-mail (grazziano@gmail.com) que te incluirei em minha lista de e-mails, e quando tiver uma novidade acerca disso, você saberá em primeira mão.
Excluir