Postagem em destaque

Planilha Básica para Investimento em Ações

Para um melhor desempenho do investidor em ações na Bolsa de Valores é primordial saber se está ganhando ou perdendo dinheiro e, para is...

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cotação do Dólar e de Outras Moedas em Tempo Real na Planilha do Google Finance



Inserir a cotação do dólar e de outras moedas em tempo real na planilha do Google é muito fácil porque a função GoogleFinance também faz essa conversão.


Além da cotação em tempo real é possível consultar um histórico de preços entre duas datas ou a cotação em uma data específica de acordo com a cotação fornecida pelo Banco Central.

Para consultar a cotação do dólar em tempo real use os atributos "currency" e  "average" =GoogleFinance("CURRENCY:USDBRL";"average") ou simplesmente =GoogleFinance("USDBRL").



ou




Para se consultar o histórico de cotações da moeda em um intervalo de tempo use: =GoogleFinance("símbolo";"atributo";"start_date";"end_date";"intervalo") em uma célula da planilha, onde símbolo é a combinação entre a moeda que se busca a cotação (USD) e a em que moeda quer a cotação (BRL). Atributo é o tipo de informação, que neste caso, vamos usar o preço de fechamento (close), "start_date" é a data do início do histórico, "end_date" a data do fim e "intervalo" é o tempo entre uma cotação e outra que poderá ser diário ("1") ou semanal ("7"). 

Para se buscar o histórico de cotações diárias do dólar em real entre 1/2/2013 e 15/2/2013 a função dever ser redigida assim: =GoogleFinance("usdbrl";"close";"1/2/2013";"15/2/2013";"1"), lembrando que símbolo, atributo, datas e intervalo devem ser anotas entre aspas e separados um do outro por ponto e vírgula.





Para se buscar a cotação do dólar em uma data específica bata usar a função =GoogleFinance("USDBRL";"close";"date") que, por exemplo, usaremos o preço de fechamento de 1 de outubro de 2010, véspera do primeiro turno das eleições presidenciais, onde a função ficaria assim: =GoogleFinance("USDBRL";"close";"1/10/2010").





Agora que conhecemos a função de conversão do dólar em real, podemos utilizá-la para converter outras moedas, lembrando-se de mudar o símbolo para a moeda a ser convertida e em que moeda converter, por exemplo, USDBRL (para converter dólar em real), BRLUSD (para converter real em dólar), EURBRL (para converter euros em real), EURUSD (para converter euro em dólar) ou JPYBRL (para converter iene em real).



Dessa forma, é possível converter qualquer valor na moeda que desejar. Veja mais códigos de moedas e seus respectivos países na Wikipedia.

28 comentários:

  1. Olá Aroldo! Bom dia! Parabéns por conseguir se entender com informática e os recursos do googlefinance (eu não entendo bulufas!) Vou usar tuas dicas como modelo e tentar adaptar para mim usar no dia a dia.

    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pastor Onesíforo,
      Obrigado pela visita.
      No começo também não entendia nada, mas fui aprendendo aos poucos a medica que acrescentava algum recurso ou função na planilha.
      Disponibilizei um modelo básico de planilha para acompanhamento de carteira de ações.
      https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AuBBrzZt_jE2dC1oMHVYNHM1Z0JuZTFrUUg5QW9TSXc#gid=0
      Abraço

      Excluir
  2. Aroldo como faço para exibir mais de duas casas decimais no Google Finance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keite,

      Se você estiver usando a versão antiga, veja no canto superior direito da planilha, próximo de "Visualizar", o campo "123". Clique neste campo que aparecerá várias opções de formatação.
      Na nova planilha, na mesma posição além do campo "123" há também .0 <- ou .00-> .
      http://goo.gl/2rXSId

      Obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Caro Eletricista,
      Eu que agradeço pela visita e fico feliz pelo texto lhe ter sido útil.

      Excluir
  4. Fala aí Aroldo, tudo certinho???

    Primeiramente, parabéns pelo post. Muito bem explicativo.
    No entanto, ainda fiquei com uma dúvida.

    Teria como, ao colocar a fórmula do Google Finance eu deixar as datas pré-estabelecidas na minha planilha e a fórmula me dar apenas os valores, sem as datas da tabela que ele gera automaticamente?

    Meu objetivo é colocar as cotações USDxBRL e USDxJPY lado a lado e gerar um gráfico comparativo entre elas para as mesmas datas. O período, de 2 anos, eu consegui colocar, mas ele gera duas tabelas separadas para cada cotação, o que dificulta na criação do gráfico e na deixa uma visualização ruim na planilha.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dominique,

      Muito obrigado pelo elogio e desculpe pela demora e lhe responder.
      Infelizmente não é possível tirar data da cotação do Dólar na planilha, mas é possível contornar esse problema criando uma planilha com duas páginas e importar apenas os valores de uma página para outra usando "Referência a outras páginas e exibição de dados de uma página em outra" [ https://goo.gl/j5p2uj ].
      Veja a planilha que criei dessa forma: https://docs.google.com/spreadsheets/d/19TB000XOWs7rzEnL7SiDeqM-uiONb7xUUmC1lF6PW9g/edit?usp=sharing
      Na primeira tabela de cotações os valores estão predeterminado e basta alterar a data para o valor também alterar. Na segunda tabela, foram relacionadas as últimas 100 cotações do Dólar e do Iene. Se quiser um período maior ou menor, basta alterar esse número nas células K3 e N3 da página B, lembrando que o número deve ser negativo.
      Espero ter resolvido o seu problema.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Tudo bem, Aroldo.

      Primeiramente, muito obrigado pela atenção e por ter respondido. Peço desculpas pela minha demora.

      Eu vi a maneira que você fez as planilha e eu havia feito alguma coisa parecida também e consegui, com algumas colunas a mais, fazer o gráfico que eu desejava. No entanto, minha ideia era usar apenas umas 3 ou 4 colunas, mas como você disse: "infelizmente não é possível".

      De toda forma, agradeço mais uma vez sua atenção. E, novamente, parabéns pelo blog. Certamente continuarei acompanhando suas postagens.

      Forte abraço.
      Dominique

      Excluir
  5. Olá Aroldo.
    Parabéns por compartilhar esta informação. Eu estava a procura desta função, mas ainda não consegui implementar para o meu objetivo.
    NO meu caso tenho uma planilha de planejamento de viagem de intercambio e em uma coluna tenho os valores em reais, gostaria que na outra coluna a função já me mostrasse os valores convertidos para a moeda de destino.
    Tipo esta planilha que vc fez, só que com moedas. Euro, Dólares, Libras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner,
      Coloque o valor em real em uma coluna e na outra divida esse valor pelo valor convertido, por exemplo, =a1/googlefinance("usdbrl")

      Excluir
  6. BOA NOITE AROLDO, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA FAZER O download DA PLANILHA . OBRIGADO RUBENS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra a planilha, clique em arquivo, fazer download como...
      Bons investimentos!

      Excluir
  7. Olá Aroldo, muito bom seu trabalho. Necessito saber se possível, como trocar o ponto por vírgula apresentado nas planilhas do google? Somente trocar o formato para Brazilian Real, também apresenta erro nas fórmulas. Continuarei acompanhando suas postagens. Obrigado, gilsonlongo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá em arquivo, configuração da planilha e altere a localidade para Brasil.
      Valeu.

      Excluir
  8. Boa tarde Aroldo,

    Há alguma forma de obter valores de moedas virtuais no DOCS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio,
      Cotação do Bitcoin em real: =googlefinance("btcbrl")
      Em dolar: =googlefinance("btcusd")

      Excluir
  9. Olá, tem como buscar a cotação do dólar turismo?

    ResponderExcluir
  10. Fantástico!😃👍
    Muito obrigado!😃👍

    ResponderExcluir
  11. Na hora de usar a função para cotação diária, o parâmetro de reoetocar deve ser 1 sem aspas.

    ResponderExcluir
  12. olá!
    alguem poderia informar o codigo do ouro no google finance, equivalente ao contrato OZ1D da bvmf ?
    ja procurei por tudo e nao consigo encontrar. obrigado

    ResponderExcluir
  13. Pessoas como você deveriam se multiplicar, muito obrigado, exatamente o que eu buscava.

    ResponderExcluir
  14. Hmm… I interpret blogs on a analogous issue, however i never visited your blog. I added it to populars also i’ll be your faithful primer. convert $29.99

    ResponderExcluir