Postagem em destaque

Planilha Básica para Investimento em Ações

Para um melhor desempenho do investidor em ações na Bolsa de Valores é primordial saber se está ganhando ou perdendo dinheiro e, para is...

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Planilha para Calcular Ganhos com Aluguel de Ações

O aluguel de ações é uma operação em que investidores doadores emprestam aos investidores tomadores, por prazo determinado, e mediante a cobrança de uma taxa livremente pactuada, certa quantidade de ações. 

Trata-se de mais uma forma de remunerar a carteira de ações e, em alguns casos, a taxa de aluguel ultrapassa os 6% ao ano.

O cálculo do aluguel é definido pela fórmula: 


Cálculo da Remuneração Financeira

onde RD = remuneração ao doador, Q = quantidade de ativos alugados, C = cotação utilizada para o aluguel, i = taxa anual de remuneração definida pelo doador e du = dias úteis em que o aluguel esteve vigente.
A primeira vista essa expressão matemática parece indecifrável, mas depois de colocada em uma planilha eletrônica o cálculo da remuneração do doador passar a ser bastante simples e fica anotada assim: =((((1+(F6/100))^(G6/252))-1)*(B6*E6)).




Para calcular a remuneração na planilha basta preencher as células de fundo branco com a quantidade de ações alugadas, a data do registro, a data de vencimento do contrato, o valor da ação na data do registro e a taxa de juros.

A quantidade de dias úteis é calculada automaticamente na coluna "G" e, para isso, é necessário relacionar os feriados do ano que não ocorrem negociações de renda variável, que podem ser encontrados no próprio site da BM&FBovespa.



O cálculo dos dias úteis é feito nas células da coluna "G" por meio da função =NETWORKDAYS(C3;D3;A27:A41)-1 , com "-1" no final porque deve se excluir o dia inicial da contagem dos dias úteis.

Acesse a planilha AQUI . Para edita-la basta fazer fazer o login no Gmail e "fazer uma cópia", como na figura abaixo.




Veja também:
Planilha Básica para Investimento em Ações
Planilha do Google com Cotações de Ações em Tempo Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário