Postagem em destaque

Planilha Básica para Investimento em Ações

Para um melhor desempenho do investidor em ações na Bolsa de Valores é primordial saber se está ganhando ou perdendo dinheiro e, para is...

sexta-feira, 11 de março de 2016

Luiz Barsi: Os Problemas do Mercado de Capitais no Brasil

Transcrevo mais uma excelente entrevista de Luiz Barsi Filho do “Programa TV Economista” em que ele faz uma explanação dos problemas do mercado de capitais no Brasil.
Luiz Barsi, um dos mais respeitados aplicadores em Bolsa de Valores do Brasil.
O mercado de capitais no país é de extrema importância, numa economia de mercado, as bolsas de valores e o segmento acionário são concebidos com a finalidade de promover a capitalização das empresas e essa capitalização, evidentemente, acaba redundando no crescimento das empresas, em evolução tecnológica, enfim, é importante.
Dentro desta importância existem fatores que se seguem, por exemplo, aqui no país lamentavelmente, nós somos considerados um país que tem uma bolsa rica e o mercado pobre. Por que? porque quem regulamenta o mercado é a bolsa, então a bolsa produz autorregulação do mercado, e essa autorregulação não tem produzido os efeitos esperados pelo mercado, tanto é fato que boa parte dos lançamentos que normalmente se seguiriam a outros que já aconteceram em época de maior e melhor brilhantismo, eles estão estagnados. Antes de 2008 nós tivemos um lançamento de muitas empresas, especialmente empresas da área de construção civil.
Após isso, quando tivemos aquele episódio do Subprime nos Estados Unidos que acabou sendo uma crise sistêmica e abalou todos os mercados, inclusive o mercado brasileiro, a produção de capitais acabou sendo interrompida porque todos os fatores econômicos conduziram a crise a uma pressão de venda das ações com o recuo, com a queda das cotações. Então as possibilidades de novos aportes nas empresas ficaram prejudicados porque as cotações caíram e as empresas não reuniam condições de lançar as ações nos preços que estavam baixos.   
Seguiu-se a isso um período melhor adaptação, de melhor desenvolvimento, de algum crescimento, até, e devido ao desenvolvimento de algum crescimento até e após 2008 o mercado experimentou uma ligeira recuperação, entretanto, não foi suficiente para produzir novas aberturas de capitais. Recentemente tivemos a abertura de capital que, na verdade foi a criação de mais uma estatal, foi a BB Seguridade, foi um segmento que se tirou do Banco do Brasil e se individualizou, que é o setor de seguros, criando-se a BB Seguridade. Mas, fora isso, inclusive, não só através dos novos lançamentos que ficaram prejudicados, como também as subscrições. Tivemos inúmeros empresas que ensaiaram subscrições para poderem ampliar suas atividades e essas subscrições tiveram que ser canceladas. A Suzano é uma delas.
A Suzano alicerçou um projeto de desenvolvimento bem audacioso e ia necessitar de recursos, mas infelizmente nós tivemos alguns fatores econômicos, como a valorização do dólar e a desvalorização do real e isso aí acabou prejudicando as empresas que possuem dívidas e financiamentos em dólar. Com isso, o mercado acabou um pouco mais arredio e o capital estrangeiro também se acabou retirando recurso daqui porque com a intervenção que o governo acabou produzindo, especialmente no setor de energia elétrica, grande parte ou boa parte das empresas desse setor, fora a Eletrobras e a CESP. Elas são empresas cujo os controladores de Capital estrangeiro, então, isso aí abalou o sentimento, aquela credibilidade que normalmente nós deveríamos produzir para que novos capitais fossem atraídos.
Agora nós estamos atravessando uma nova fase, uma fase em que o governo pretendeu diminuir o custo de energia. Entretanto, essa diminuição do custo da energia que acabou se refletindo ou está se refletindo no consumidor de energia, ele vai ter reflexo na população como um todo porque o Decreto acabou penalizando as empresas, mas as empresas têm que receber suas indenizações e essas indenizações remontam aí a quase 14, 15 bilhões de reais. Lamentavelmente, o governo vai ter que arcar com isso.
Então, o custo dessa intervenção, teve um reflexo muito negativo porque ao frigir dos olhos o governo não acabou diminuindo o custo da energia porque ele foi obrigado a acionar a energia produzida por termicidade - que são as usinas térmicas - e o custo de produção das energias térmicas é extremamente mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário