Postagem em destaque

Planilha Básica para Investimento em Ações

Para um melhor desempenho do investidor em ações na Bolsa de Valores é primordial saber se está ganhando ou perdendo dinheiro e, para is...

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Palestra TED: 10 Dicas Tecnológicas para Ganhar Tempo



O Professor Fernando Nogueira da Costa publicou em seu blog um vídeo muito interessante com dez dicas tecnológicas para ganhar tempo que, não resistindo, copiei e colei abaixo:
David Pogue, colunista de tecnologia pessoal no The New York Times, deu palestra na TED em fevereiro de 2013, apresentando 10 Dicas Tecnológicas para Ganhar Tempo. Ele notou algo interessante no que diz respeito à sociedade e à cultura. Tudo que é arriscado requer uma autorização: aprender a dirigir, ter uma arma, se casar…
“Isso vale para tudo que é arriscado, exceto para a tecnologia. Por alguma razão, não existe nenhum plano de ensino, não existe nenhum curso básico. Apenas dão a você um computador e depois lançam você fora do ninho. Como você vai aprender isso? Simplesmente por osmose. Ninguém jamais senta-se com você e diz: “É assim que funciona”. Então, hoje vou contar 10 coisas que você achava que todos sabiam, mas na verdade não sabem.
Tudo bem. Primeiro, quando navegar na internet e quer rolar a página para baixo, não pegue o “mouse” e clique na barra de rolagem. Isso é uma baita perda de tempo. Só faça isso se receber por hora. Em vez disso, aperte a barra de espaço. A barra de espaço faz descer uma página. Aperte e segure a tecla “Shift” para rolar de volta para cima. Então, barra de espaço para rolar para baixo uma página. Funciona com qualquer navegador, em todo tipo de computador.
Ainda na internet, quando for preencher formulários de dados com seu endereço, creio que já sabem que é possível apertar a tecla “Tab” para pular para os campos seguintes. Mas e o menu suspenso, onde você informa o seu estado?Não abra o menu suspenso. É um baita desperdício de calorias. Digite várias vezes a primeira letra do seu estado. Se quiser “Connecticut”, aperte “C”, “C”, “C”. Se quiser Texas, aperte “T”, “T”, e vá direto sem sequer abrir o menu “pop-up”.
Ainda na internet, quando a letra do texto for muito pequena, segure a tecla “Control” e aperte “+”, “+”, “+”. A letra do texto fica maior a cada clique. Funciona em qualquer computador, qualquer navegador, ou “-“, “-“, “-” para diminuir a letra novamente. Se estiver usando um Mac, deve ser a tecla “Command“.
Quando estiver digitando em seu Blackberry, Android, iPhone, não se dê ao trabalho de mudar para o leiaute de pontuação para apertar o ponto final, e depois o espaço, e depois colocar letra maiúsculaBasta apertar a barra de espaço duas vezes. O telefone põe o ponto, o espaço e a maiúscula por você. Aperte duas vezes o espaço. É maravilhoso.
E, no que se refere a telefones celulares, em todos eles, se quiser discar novamente o número que discou antes, tudo que precisa é apertar o botão de chamadae aparecerá na tela o último número que você discou e, aí sim, vocêaperta o botão de chamada novamente, para de fato discar. Então, não precisa acessar a lista de chamadas recentes. Se você quiser ligar para alguém, apenas aperte o botão de chamada novamente.
Eis algo que me deixa louco. Quando ligo para alguém e deixo uma mensagem no correio de voz, ouço o seguinte: “Deixe sua mensagem”, e depois vêm uns 15 minutos de instruções idiotas, como se secretárias eletrônicas não existissem há 45 anos! (Risos) Não sou intolerante. Acontece que existe um atalho de teclado que permite que você vá direto ao sinal, assim. Secretária eletrônica: Após o sinal, por favor — BIP. David Pogue: Infelizmente, as operadoras não escolhem a mesma tecla de atalho para isso, então depende da operadora. Aí cabe a você saber a tecla de atalho da pessoa pra quem você está ligando. Não disse que tudo seria perfeito.
Certo. Então, a maioria de vocês acha que o “Google” só serve para procurar uma página na internet, mas também serve como dicionárioDigite a palavra “define” e depois a palavra que você quer verificar. Não precisa nem clicar em lugar nenhum. A definição aparece quando você digita. Também possui informações sobre o espaço aéreo do país.Digite o nome da companhia aérea e o voo. Ele mostra onde o voo está, o portão, o terminal e o tempo de voo. Não precisa de aplicativo para isso. Também é um conversor de moedas e de unidades de medida. Novamente, não precisa clicar em lugar algum. Apenas digite no espaço e a resposta aparece.
Já que falamos de textos, quando quiser selecionar uma palavra, por favor não perca seu tempo arrastando o cursor sobre ela com o mouse, igual a um novato. Clique duas vezes na palavra. Assim você seleciona apenas aquela palavra. Também não apague o que você selecionouApenas digite por cima. Funciona em qualquer programa. Você também pode dar dois cliques, segurar e arrastar para selecionar palavras consecutivas. Muito mais preciso. Novamente, não precisa apagar. Basta digitar por cima.
Atraso” é o tempo entre o pressionar do botão de uma câmera e o momento em que ela de fato tira a foto. É uma característica muito frustrante em qualquer câmera que custa menos de 1.000 dólares. Isso acontece porque a câmera precisa de tempo para calcular o foco e a exposição, mas se ajustar antes o foco com um leve toque no botão, depois aperte fundo e não haverá atraso! Vai funcionar sempre. Acabo de transformar sua câmera de $50 dólares em uma de $1.000 dólares com esse truque!
Por fim, geralmente acontece de você estar dando uma palestra e por alguma razão a plateia está olhando para a tela em vez de olhar para você! (Risos) Quando isso acontecer (funciona no Keynote, no Powerpoint, em qualquer programa) você só precisa pressionar a letra “B”, “B” de “blackout”, para deixar a tela preta e fazer todos olharem para você e, quando estiver pronto para continuar, pressione “B” de novo. E se estiver indo muito bem, você pode pressionar a letra “W” de “whiteout”, e deixar a tela toda branca e pressionar “W” de novo para voltar ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário